"Só os idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário. Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é a maior fonte do saber".
Paulo Freire

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Utilização de espaços virtuais de aprendizagem na formação de docentes

No contexto educativo são cada vez mais notórios os benefícios que as TIC podem trazer a todos os intervenientes, nomeadamente alunos, professores, funcionários, pais e restante comunidade educativa. No que concerne aos docentes, as tecnologias têm colocado à sua disposição inúmeras ferramentas, o que tem promovido uma enorme variedade de recursos em formato electrónico e a sua partilha em redes de docentes. A aprendizagem colaborativa e a partilha de materiais e ideias é cada vez mais intensa e dinâmica.
Sobre este tema aconselho a consulta do artigo em Espanhol, existente em: http://www.rieoei.org/deloslectores/959Gros.pdf.

Salvat, Begoña Gros e Quiroz, Juan Silva. LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO COMO DOCENTE EN LOS ESPACIOS VIRTUALES DE APRENDIZAJE (online). In Revista Iberoamericana de Educación, ISSN: 1681-5653. Consultado a 23 de Fevereiro de 2008, em: http://www.rieoei.org/deloslectores/959Gros.pdf.

Sem comentários: