"Só os idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário. Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é a maior fonte do saber".
Paulo Freire

sábado, 16 de fevereiro de 2008

O paradoxo do utilizador activo

Descobri hoje um artigo muito interessante intitulado "Paradox of the Active User".

Os autores baseiam-se na utilização de software para apresentar os dois paradoxos dos utilizadores activos. Consideram os autores que os utilizadores poupariam tempo se o gastassem mais a aprender os sistemas e a fazer o que evitam, ou seja, a ler.

"Learners at every level of experience try to avoid reading." (p.3)

É raro alguém ler um manual, mas é comum alguém querer começar a utilizar logo o software e a procurar explorá-lo, achando que o conheçe totalmente.

"However,what we see in the learning-to-use-a-computer situation is that people are so busy trying things out, thinking things through, and trying to relate what they already know (or believe they know) to what is going on that they often do not notice the small voice of structured instruction crying out to them from behind the manual and the system interface." (p.2)

Carrol, J. e Rosson, M. (1987). "Paradox of active user" [online]. In Carrol, J.(1987).Interfacing Thought: Cognitive Aspects of Human-Computer
Interaction,Cambridge, MA, MIT Press, pp. 80-111.
Acedido a 16 de Fevereiro de 2008, em: http://faculty.ist.psu.edu/rosson/Papers/Paradox.pdf

2 comentários:

Catarina Poeta disse...

Parabéns pelo blog. Um abraço!
Catarina Poeta

Luís Filipe Martins Sousa disse...

Obrigado Catarina. Espero que sintas este espaço como um local de partilha, onde se aprende a trocar experiências e ideias pelo recurso às tecnologias.